"A matéria-prima do poeta é a palavra e, assim como o escultor extrai a forma de um bloco, o escritor tem toda a liberdade para manipular as palavras, mesmo que isso implique romper com as normas tradicionais da gramática.
Limitar a poética às tradições de uma língua é não reconhecer, também, a volatilidade das falas". (Autor Desconhecido)
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A literatura na era tecnológica



A literatura na era tecnológica

Sou escritor e também poeta há pouco tempo, mais ou menos 12 anos, na era da tecnologia virtual e das redes sociais, portanto, num período em que escrever é algo bem interessante, pois, se faz uma obra literária e em poucos segundos, minutos ou horas muitos já tiveram acesso a ela. Alguns curtem e deixam comentários, outros compartilham em suas redes sociais e através dos sites de buscas todos passam a ter acesso a ela.

A meu ver, acredito que as pessoas leem mais atualmente do que no passado, embora, ainda não vemos um número crescente de vendas de livros que corresponde a este crescimento de leitores. Certamente, isto se deve a facilidade que o leitor tem em relação ao acesso a leitura virtual e também a falta de politicas públicas e das entidades civis ligadas à literatura em relação ao incentivo para vendas de livros.

Sempre digo que, se escrevo e já possuo vários livros publicados é devido à tecnologia, ou seja, se não houvesse o computador, jamais eu teria escrito uma linha, pois as ferramentas tecnológicas me proporciona elaborar o texto, editar, reeditar e assim, a escrita tornou-se mais fácil, como também facilitou para aqueles que possuem certas dificuldades com a gramatica e ortografia como a mim, por exemplo. Além, do que, acredito que alguns fatores tecnológicos são importantes como assessórios para criação literária como a musica entre outras, por exemplo.  Através do computador o escritor, o poeta pode aproveitar-se destes expedientes para compor suas obras.

Portanto, acredito que, se para mim e muitos a tecnologia e especialmente as redes sociais foram grandes alavancas para o desenvolvimento literário, ela também contribuiu e contribui para o aumento de leitores e consequentemente a leitura, ela tornou-se uma porta importantíssima de acesso para muitos usufruírem e apreciarem a literatura.

Ainda, segundo meu ponto de vista, com a era da internet e das redes sociais a literatura universalizou-se, tirando de uma minoria o privilegio de ler bons livros, abrindo este leque para toda sociedade. Da mesma forma, abriu a possibilidade da introdução de muitos escritores e poetas, ainda que não tenham seus nomes em destaque.
   
Enfim, eu vejo que vivemos uma nova era na literatura brasileira e mundial, um fator que vem comprovar este ponto de vista é o grande número de editoras independentes que tem surgido. Editoras estas, que estão priorizando as pequenas tiragens, pois, quanto mais escritores surgem, maior o número de publicações em pequeno número de exemplares e as novas ferramentas tecnológicas também proporciona diminuir o custo destas pequenas tiragens para que estes novos escritores tenham acesso a suas publicações, pois, dois fatores são fundamentais para que todo escritor tenha interesse em publicar suas obras, o primeiro fator é; publicar um livro é a realização de um o sonho de todos aqueles que escrevem e segundo, publicar proporciona para ele a oportunidade de vender seus trabalhos aos seguidores em suas redes sociais.


Ataíde Lemos

Escritor & Poeta 

Nenhum comentário:

Direitos Autorais

Os direitos autorais são protegidos pela lei nº 9610/98, violá-los é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal Brasileiro.
Todas as imagens, postadas aqui foram retiradas da Internet e por esse motivo suponho ser do domínio público. No caso em que haja algum problema ou erro com material protegido por direitos autorais, a quebra dos direitos de autor não é intencional.



Seu IP foi registrado - Grato pela visita!

IP