Como incentivar a
leitura dos jovens e adolescentes nas escolas
Acredito que a melhor maneira de
estimular a leitura é incentivar a escrever, pois, escrever automaticamente,
nos força pensar e também buscar fontes de conhecimento.
Evidentemente, este tema é longo
e complexo, mas penso que o gosto, o prazer pela leitura decorre do habito de
ler, de escrever e familiarizar-se com a literatura. A escola pode até forçar o
aluno ler mais, no entanto, se ela não possuir uma pedagogia adequada que
incentive o aluno a gostar da leitura, gostar da literatura esta será apenas
mais uma disciplina obrigatória que não estimulará o aluno adquirir gosto pela
leitura, pelo contrário, pode causar ainda mais um repúdio por ela.
Tudo aquilo que não gostamos de
fazer é estressante e cansativo, portanto, fazemos apenas por uma obrigação ou
necessidade, porém, quando passamos a gostar de tal atividade, o cansaço, o
tempo e tantos outros fatores, tornam-se banais diante o prazer e a adrenalina
que sentimos.
Portanto, para estimular o aluno
gostar de literatura, eu penso que esta pedagogia deve ocorrer por meio de
aulas teóricas de literatura, através de leituras de livros, interpretação dos
mesmos, mas, sobretudo, de aulas práticas onde o aluno possa desenvolver
atividades literárias como estimulo a escrever seus próprios textos sejam eles
contos, poesias, crônicas e outros diversos gêneros literários. Além do que, o
aluno participe de atividades extraclasses como as visitas a eventos literários
e contato com escritores e também atividades escolares como concursos diversos
de literatura e eventos literários criados pelos educadores com a participação
dos alunos como feiras literárias em suas instituições de ensino. Inclusive,
levando os pais destes participarem com os alunos. Certamente, estes tipos de
atividades pedagógicas, proporcionam o aluno estudar mais sobre o assunto;
estimula o aluno fazer mais pesquisas e também atualizar-se, bem como,
envolver-se mais com os livros de literatura.
Outro meio disponível que os
educadores devem usar são as ferramentas tecnológicas disponíveis como, por
exemplo, os sites de relacionamentos (Facebook, grupos, etc.) onde o aluno pode
interagir diretamente com a literatura e seus autores. Este é um grande meio de
pesquisa e de estimulo a leitura, onde os professores do ensino fundamental
devem utilizar como meio pedagógico. Eu e diversos escritores recebemos
diariamente e-mails e mensagens, onde nossos leitores relatam que passaram
gostar de ler e uns até estão escrevendo a partir de acompanhar nossos
trabalhos.
Além do conhecimento da
literatura brasileira, conhecer biografias e algumas obras dos grandes
escritores brasileiros do passado é essencial que o aluno possa ter contato com
a literatura moderna, podendo assim, estar sintonizado com a literatura atual,
pois, desta forma, o aluno estará focalizado num contexto literário o qual
consegue atingir seus anseios e gosto pela literatura.
A literatura, assim como vários
outros tipos de entretenimento precisa causar interesse no adolescente, no jovem
para que ele possa entre varias outras opções que tem como lazer buscar a
leitura como fonte de entretenimento, mas, para isto se tornar possível é
fundamental que a leitura possua vários diferenciais atrativos para que consiga
ser substituído pelas tantas outras opções que o adolescente possui.
No entanto, a partir do momento
que o adolescente, o jovem passa se familiarizar com a leitura, como também
expressar seus sentimentos e pensamentos através de seus textos ele
automaticamente, começa interessar por este lazer, pois, como varias outras
atividades de entretenimento, a partir do momento que passamos gostar de
fazemos, não preocupamos com o tempo que nos toma. Em muitos casos, a
literatura chega até se tornar um vicio. Quantos de nós já ouvimos de alguns
leitores tal expressão: “sou viciado em livros”.
Enfim, não é difícil incentivar
os adolescentes e jovens lerem mais ou se interessarem pela leitura, basta
atualizar-se nos meios pedagógicos e que
não se visem apenas em ensinar passando matérias e depois cobrar se o aluno
aprendeu ou não, mas, estimula-lo gostar daquilo que ele está aprendendo e
partir dai, ele sentir prazer em faze-lo.
Ataíde Lemos
Escritor & Poeta
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